segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Essa sou eu!!!!



Para mim, o mais interessante é o aprendizado pelo erro, quando fazemos nossos caminhos de ida e de volta e neles aprendemos onde podemos e onde não podemos trilhar. Acho q pretendo aprender tudo para continuar a ter a sensação de que falta muito ainda para aprender. Desde que nascemos estamos em um contante ciclo de aprender: engatinhamos, ficamos de pé, caímos, levantamos e finalmente damos os primeiros passos e assim será pelo resto de nossas vidas... Sempre digo aos meus alunos que aprendo mais com eles do que eles comigo, afinal sou uma professora para vários alunos, com experiências e contextos pessoais, transmitindo a cada momento saberes diversos, tão ricos que chegam a nos emocionar, pois para aprender verdadeiramente, precisa-se , antes de tudo, colocar-se no lugar do outro, reconhecer suas dificuldades e limitações e a partir desse aprendizado pessoal, começar o aprendizado intelectual. Como mãe e professora, aprendo o tempo todo, ressignificando conceitos há muito instalados e reconstruindo outros, aparentementes finalizados, e nesse ciclo do nosso curso irei continuar tentando, errando, corrigindo e aprendendo com tds, pois a mim foi dada mais uma oportunidade de continuar a ser "uma eterna aprendiz, que não tem a vergonha de ser feliz", ao contrário, é exatamente a vontade de aprender que me traz felicidade. Essa sou eu, prazer em reconhecê-los, bjs!!!!

6 comentários:

  1. Oi Rita,

    Valeu a iniciativa. Agora é pensar numa possibilidade de participação e intervenção dos alunos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rita,

    Gostei de seu blog. Com certeza nunca deixamos de aprender e nossa vida está em constante aprendizado, portanto, como educadores, nossos alunos nos ensinam muitas coisas e estamos, a cada dia, crescendo, compartilhando, como deve ser a vida de cada cidadão.

    Bom trabalho.

    Selma Mascarenhas

    ResponderExcluir
  3. Para começar minha participação neste Blog, vou deixar aqui uma mensagem que reflete bem o direcionamento que podemos dar aos desafios que enfrentamos na vida...
    Você é uma vitoriosa, pois consegue com muita propriedade vencer e transformar todos os desafios que aparecem em seu caminho. E este curso, diante de tantas outras atribuições que você tem é mais um deles.
    Que esta experiência, possa te proporcionar grandes momentos de crescimento e aprendizagem. Pois você é muito comprometida com o que faz, especialmente com educação.

    A PEDRA

    O distraído nela tropeçou...
    O bruto a usou como projétil.
    O empreendedor, usando-a, construiu.
    O camponês, cansado da lida, dela fez assento.
    Para meninos, foi brinquedo.
    Drummond a poetizou.
    Já, David matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
    E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!

    Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento.
    "Quando se tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma das etapas do seu plano"
    Gerhard Erich Boehme

    Adorei o seu Blog, ele tem a sua cara é transparente como você...


    Bjs Andréa Carvalho

    ResponderExcluir
  4. Oi,Rita.
    Seu blog está bem atrativo. Parabéns.
    Gostaria de comentar sua colocação sobre aprendizagem. É interessante quando você coloca a importância de uma aprendizagem que nasce a partir do erro. Parece-nos mais significativa, inesquecível. Penso que as marcas de um aprendizado pelo erro são mais significativas pelo fato de a aprendizagem se dar de forma um tanto sofrida. Nesse caso, a sistematização do conhecimento ganha um novo enfoque. Talvez possamos dizer que o aprendizado pela "dor". Quando me refiro à dor, faço a simbologia ao que acontece no momento em que o aprendiz se decepciona com seu erro e faz emanar em si a necessidade maior de saber, de conhecer e imergir num processo intríseco de busca.

    ResponderExcluir
  5. Olá Sandra,
    A dor em suas várias dimensões, vc está certa. Obrigada pela leitura, bjs!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Andréa,
    Vc sempre carinhosa. Saiba q há participação sua em minhas "vitórias", pois é uma excelente "colemiga". Bjs!!!!

    ResponderExcluir